A jóia, em tempos passados foi feita para usos práticos como a confecção da roupa. Hoje em dia ela é usada não somente para decoração, mas o seu uso é também considerado um símbolo de status. Há diferentes tipos de jóias feitas hoje. As variações novas como as jóias da arte são conhecidas pela sua capacidade artística. A arte aqui é mais avaliada do que o material.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

No início, são apenas execícios! Mas como me sentia feliz ao ver um simples anel prontinho pra ser usado! Sempre me sentia maravilhada e orgulhosa quando terminava minhas peças, por mais simples que fossem. Vi que realmente era isso que eu queria para o resto de minha vida. Que o que escolhi, foi a melhor opção, acho que não seria tão feliz fazendo outra coisa.
Com o desenrolar do curso de Joalheria na escola do SENAI, resolvi pedir ao meu coordenador de curso, lá da faculdade (UNESA), para eu fazer o monitoramento das aulas de design de jóias, ajudando a professora,ou nos momentos em que esta não estava presente. E surtiu um ótimo resultado...
Com o passar de algumas semanas, fui convidada pela Lívia a ajudá-la na confecção de suas peças, em sua oficina, uma espécie de estágio, e é claro que aceitei no ato!
E como foi bom! A prática que comecei a adquirir, não tem preço que pague! Comecei a abrir minha cabeça para novas coisas,novas criações iam surgindo... e o melhor de tudo isso, conquistei mais espaços... a Elizabeth (Beth), me convidou para trabalhar com ela também! Como sou afortunada! Eram trabalhos completamente diferentes, e o jeito que se trabalhava também. As duas são pessoas maravilhosas, cada uma com seu jeitinho! Foi trabalhando com a Beth que conheci o PROJETO PALÁDIO, e com esse trabalho conheci Bia Saade, outra Joalheira excelente que também me deu um espaço no seu trabalho! Tenho muita sorte, não tenho?
O Legal,que como já citei, é que cada uma tem uma escencia, um jeito diferente de trabalhar... Lívia, toda menininha, tudo muito bonitinho, meiguinho e muito bem estudado. Resultados perfeitos! Ahh, como eu gostava de fazer Rosinhas! rs... Elizabeth, muito corajosa, segura! Mas como uma criança ao ver seus metais se misturarem, ao ver neles a cor, o colorido, as imagens, os efeitos... Era bom experimentar, viver as maravilhas dos resultados de suas experiencias. E a Bia, a profissional, educada, viajada, calminha! Fazia de um anel, um produto! de um brinco uma brincadeira. Seus porta-retratos usados nos dedos... que lindo!

Aprendi muito com vocês três. Aprendi a fazer jóias, a treinar jóias, a experimentar, a errar... acima de tudo a lidar com as diferenças! Adoro vocês e como eu sinto falta de cada uma!
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário